segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Interesse e Amizade

Amizade é uma palavra admirada por todos, não pelo emaranhado de letras que a forma, mas pelo sentido que a faz. Quem não quer ter uma bela amizade ou quem não quer ter bons amigos? Escrever sobre amizade, nos dias de hoje, talvez seja um pouco batido ou fora de moda. No entanto é isso que tem acontecido com os relacionamentos de amizade atualmente: estão ficando cada vez mais obsoletos. E o amor, a lealdade, a confiança, o companheirismo que caracteriza uma relação desse tipo está se tornando muito rara.
Com a dinâmica social do século XXI a amizade perdeu seu sentido inicial e passou a ter uma denotação de interesse. As pessoas se aproximam de você não pelo que sentem ou pelo que você é realmente, mas pelo que você tem ou pelo que pode proporcionar a ela. Seja por você ser bonito, ter dinheiro, fama, uma linda casa, o carro do ano ou por poder proporcionar a ela alguma coisa como um emprego ou uma promoção, ajudar a conquistar aquela pessoa tão desejada ou qualquer outro favorecimento. As pessoas não dão mais valor ao amigo, mas sim no que está por traz dele. Infelizmente muitos perderam a essência do que é amizade.
Amizade, de acordo com o dicionário, é um sentimento de amigo, um afeto que liga as pessoas ou uma reciprocidade de afeto. Impossível falar de amizade sem falar de amor, pois se não há amor não há amizade. Talvez daí tenha surgido a palavra amigo que possivelmente se derivou de amore: amar. Uma relação de amizade sem amor é como uma piscina sem água, ou seja, enquanto a água não for colocada vai ser um buraco sem utilidade. Da mesma forma com a amizade, enquanto não houver o amor será apenas um relacionamento de convivência. E amor é obtido a cada dia, a cada conversa trocada, a cada momento junto. Outro fator determinante para uma amizade é a confiança, sem ela será impossível se ter uma amizade. Ela demora a ser adquirida, a cada ato, atitude, decisão tomada, ela vai crescendo. Apesar de demorar a crescer quando se a tem verdadeiramente nada pode destruir a amizade onde existe a confiança recíproca. Mas cuidado! Esse sentimento é difícil de ser conquistado e muito rápido de ser perdido, portanto pense bem antes dos seus atos. E por fim o companheirismo e o apoio devem estar sempre presente nesse tipo de relacionamento. Apoio em todos os momentos. E não pense que seu amigo já tem pessoas demais para o apoiarem em alguma situação difícil, pois sua companhia será sempre diferente das demais.
Com tudo que tem acontecido na vida das pessoas, muita delas não dão valor necessário a amizade que tem com algumas pessoas. Às vezes você fica rodeado de pessoas te bajulando por algum motivo e não percebe a sua volta as pessoas que realmente tem um afeto e querem sua amizade pelo simples fato de se identificar e gostar de você. Estamos tão envolvidos com os bajuladores que só vêem em nós algum interesse que quem realmente nos dá valor, se preocupa conosco passa despercebido. Elas estão ali fazendo de tudo por nós e não conseguimos enxergar 1% da dedicação delas pela nossa vida.
Amizade é colocar o interesse do outro à frente do seu próprio interesse, mesmo que isso seja difícil. Quantas vezes vamos a um lugar, mesmo não gostando, só para agradar um amigo? Ou assistimos a um filme que odiamos, mas nosso amigo ama, só para agradá-lo? Fazemos isso só pelo simples prazer de estar ao lado dele, pois nos alegramos em estar com tal pessoa. É mais ou menos esse o espírito da verdadeira amizade. Às vezes marcamos um encontro sem nem ter o que falar, apenas para dizer um Oi ou perguntar se está tudo bem. Quando se existe uma amizade verdadeira seu amigo o defende quando os outros falam mal de você, talvez até mesmo sem saber o que realmente aconteceu, pois ele confia, acredita e sabe como você é.
Amizade é algo atemporal, desde o princípio da humanidade podemos ter relatos desse tipo de relacionamento. Na Bíblia há várias referências. Em Provérbios 17:17 diz: "O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão". Em 18:24 diz: "Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão". Interessante que a Bíblia faz a comparação de amigo sempre a irmão, talvez pelo fato de irmão ser aquela pessoa que está sempre ali junto com você, convivendo todos os dias, aquela pessoa que você briga, discute, mas passados 30min estão conversando novamente, aquele em que você divide as alegrias e as tristezas, dessa forma é bem coerente a comparação bíblica, pois essas são as características de uma amizade. E a referência da Bíblia, em minha opinião, melhor entre todas está em João 15:13: "Ninguém tem mais amor pelos amigos do que aquele que dá a sua vida por eles". Para mim esse ensinamento de Jesus é tudo que precisamos saber sobre amizade. É necessário dar a nossa vida em favor dos nossos amigos.
Dessa forma vamos entendendo melhor o real sentido de se ter uma relação de amizade. Uma das definições do dicionário para está palavra é: dedicação recíproca entre pessoas. Esse conceito diz muito, pois é fundamenta a reciprocidade entre os envolvidos, é necessário receber, mas também doar-se ao outro para evitar que a relação fique desgastada.
E por fim não poderia deixar de citar uma frase de um texto de Vinícius de Moraes, texto maravilhoso, porém como é grande deixarei aqui só a frase mais importante. "Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos meus amigos". Enfim depois disso tudo não há mais nada a se dizer, a amizade é fundamental na vida de todo ser humano. Portanto dê muito valor àqueles que realmente prezam por você.

7 comentários:

  1. "Amizade é um amor que nunca morre"

    Lindo o texto,Danillo!
    ;*

    ResponderExcluir
  2. "o legaal q a amizade éh uma coisa infinita e cada uma delas tem um sentimento de um amor diferente pra cada pessoa,, e só descobrimos isso se tbm tivérmos amor dentro de nós,, kem ñ ama Deus e a si mesmo ñ pode amar outra pessoa,, isso é regra dos primeiros mandamentos de Deus!!!"

    ResponderExcluir
  3. Amigo verdadeiro ta cada vez mais raro. O interesse está entre as linhas da amizade, infelizmente. Belo texto amigo, tá ficando cada dia mais fera hein...escrevendo muitooo...

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. ai que lindo danillo, ta inspirado hen!
    parabéns pelo texto!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Danillo!

    Interessante texto, propício para o momento em que vivemos onde as relações estão cada vez mais frágeis. Vivemos tempos de aridez espiritual, e valores como este estão perdidos ou invertidos, o teu pensar é oásis..

    Abraço fraterno!

    ResponderExcluir
  6. de fato o século xxi explicitou o interesse intrísseco da "amizade", mas é milenar o que o ser humano faz pra poder se aproveitar delas.
    o que muda agora é a frieza com que esse sentimento de interesse acontece, pois é muito mais fácil agora perceber como é que as coisas estão acontecendo.

    mas eu não acho isso de tudo ruim, pois agora tornou-se muito mais fácil separar o podre do bom. apesar de ser muito complicado arranjar lealdade hoje em dia, é muito fácil se livrar das pessoas que fedem a interesse.

    a verdadeira amizade é quando apesar dos interesses, das brigas, das mudanças repentinas que pode vir a acontecer com o amigo, passa a nada disso mais importar! mas sim a vontade que se cria pra poder ajudar essa outra pessoa a superar esses e outros problemas. é o que o tio joão disse mesmo na bíblia, como você citou, dar a vida pra ajudar o outro. um sentimento bonito e verdadeiro.

    ResponderExcluir
  7. Texto muito bem embasado, perfeito!
    Muita qualidade e a reflexão é extraordinária. Nada além de muitas verdades.

    ResponderExcluir