terça-feira, 27 de julho de 2010

A juventude, os sonhos e o fim

Lamentável, muito lamentável o que aconteceu com o filho da atriz Cissa Guimarães, na última semana. Um jovem com a vida toda pela frente é atropelado por um atoa que, sem ter o que fazer rompeu a barreira de proteção de um túnel interditado e foi "brincar" com seus amiguinhos que também nada tinham para fazer. Nessa brincadeira uma vida foi tirada. E o pior é que policiais que estavam próximo ao local, subordinados pelos atoas, fizeram vista grossa e não autuaram os bandidos. Não vou comentar da situação caótica da segurança pública brasileira porque outras pessoas já cansaram de falar sobre isso e tal situação já é de conhecimento de todos.

A juventude é uma época maravilhosa, só não ousarei a dizer que é a melhor fase de nossa vida porque ainda tenho 20 anos e não sei como será depois. No entanto, é na juventude que se começa a viver. Já não somos totalmente dependentes de nossos pais ou responsáveis, e isso nos dá a liberdade de conhecer coisas novas através de nossa própria curiosidade. O mundo em nossa cabeça vive em uma constante dualidade. Nas aulas de geografia aprendemos que ele é tão imenso que nem se pode imaginar, mas para nós ele é do tamanho de nossas mãos, pois podemos tudo, a imaginação é nosso combustível. Sonhamos com tudo. Queremos tudo, e assim vamos formando nosso caráter. Aprendemos um pouco aqui, ensinamos um pouco ali, choramos, sorrimos, brincamos, e assim a juventude vai se transformando em uma época de muitas sensações, de muita intensidade. São tempos de escolhas, e escolhas que determinarão nosso futuro (ler texto abaixo que fala sobre isso rsrsrsrsrs), mas não nos importamos o que queremos é viver o hoje, o agora, pois o amanhã ainda vai demorar para chegar.
Saímos do colégio e entramos na faculdade. Novos amigos chegam, outros se vão, namoros, festas, viagens... vamos conhecendo mais sobre o mundo e, assim, vamos vivendo cada instante de nossa juventude. Os sonhos invadem nossa cabeça, vivemos no mundo da lua, ou melhor, no mundo dos sonhos, e esses sonhos, às vezes, é o que nos dá força para seguir em frente em meio as pedras que encontramos no caminho. Deixar de sonhar, jamais, pois quando deixamos de sonhar deixamos também de ser jovens, deixamos de lutar por aquilo que pensamos ser o certo para nossa vida.

Tudo isso era o que Rafael Mascarenhas estava esperando para sua vida. Era jovem. Sonhava. Vivia. Queria estudar música fora do país. Queria ir atrás do seu sonho. Porém o sonho foi interrompido. A juventude foi interrompida. A sua vida foi interrompida. Interrompida por vagabundos sem ter o que fazer. E o que restou foi uma mãe desesperada, chorando ao lado de um caixão vendo não só seu filho ser cremado, mas toda juventude e todos os sonhos dele.

3 comentários:

  1. Realmente é muito triste ver os sonhos e a vida de uma pessoa ser interrompida pela mera imprudência de outros...
    Ficou ótimo o seu texto Danillo, você está escrevendo cada vez melhor!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Uma fatalidade, eu descreveria assim o ocorrido com o filho de Cissa, Rafael Mascarenhas... Os jovens realmente não se preocupam com o amanhã, e estão certos nisso. Pra que se desesperar com o porvir se não sabemos o que virá? Basta a cada dia o seu próprio mal.

    Otimo texto..
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Concordo que ele tinha a vida toda pela frente,mas túnel não é lugar nem pra tirar racha e nem para andar de skate,por mais q esteja bloqueado.
    Gosto muito da Cissa,e foi uma fatalidade,mas ambos estavam errados.

    ResponderExcluir