quarta-feira, 14 de julho de 2010

A estréia, as decisões

Toda estréia é cercada de expectativas, todos ficam esperando para ver se "aquilo" será realmente bom. Todos os preparativos são feitos para enfim o lançamento chegar. Assim foi a criação desse blog, depois de eu ter tomado a decisão de criar algo desse tipo fiz todos os preparativos para então escrever o primeiro texto. Então a primeira escolha teve que ser feita: sobre o que escrever para o lançamento?
Tudo em nossa vida é pautado em decisões tomadas. A cada instante é preciso fazer uma escolha: seja qual caminho pegar para ir ao trabalho ou que roupa usar para ir a festinha do fim de semana. Quando tomamos a decisão certa nosso espírito se enche de alegria e nossa alma parece repousar em verdes pastos. Quando a escolha feita é errada, no entanto, passamos ser a mais triste das pessoas. Vou me restringir, nesse post, às atitudes erradas.

Nossas escolhas determinam a nossa vida. Toda decisão que tomamos terá uma consequência, seja positiva ou negativa e ninguém pode fazê-las por nós, pois só você tem a autonomia de saber o que você quer para sua vida. Porém infelizmente não poderemos voltar atrás. Podemos mudar o que virá depois, todavia a consequência dos nossos atos anteriores permanecerá. Um bom exemplo para ilustrar essa idéia é o filme Click. Adam Sandler que interpreta o personagem Michael, um homem que só pensa no trabalho, tomou várias decisões para "facilitar" a vida dele, mas no fim todas as suas escolhas teve uma consequência que ele não queria e nem previu: ficou sem mulher, perdeu a infância dos filhos, ficou obeso e perdeu o pai sem dar um último adeus. Morreu tentando dizer ao filho que não cometesse os mesmos erros que ele. Para mim o filme deveria ter acabado naquele momento da morte, pois ele chegou àquela situação através de decisões que ele próprio tomou. As atitudes dele durante a vida gerou toda a situação no momento de sua morte. Em nossa "vida real" não temos a opção de voltar e fazer tudo novamente da forma certa. Uma menina, por exemplo, que fica grávida precocimente, pode até, depois, fazer o que planejou para sua vida, porém terá a consequência do filho e nem tudo poderá sair do jeito que ela sonhou pois agora ela terá um compromisso não programado: a criança.
Nem sempre podemos ou conseguimos tomar a decisão certa, no entanto na maioria dos casos é possível prever as consequência de nossas atitudes. Pode parecer clichê ou senso comum mas vale a pena lembrar que só temos uma vida e que nela as nossas atitudes de agora, as nossas decisões do presente, determinarão o nosso futuro. Portanto como em nossa vida a cada instante temos que tomar uma decisão, pense melhor e tente acertar em suas escolhas. E assim escolhi o tema do meu primeiro texto. =)

Considerações finais: este blog não terá um assunto específico, cada dia posso escrever sobre alguma coisa diferente, seja o relato de uma viagem (adoro turismo) seja sobre teatro (amo interpretar) seja sobre economia, ou uma notícia sobre nosso querido Brasil. Portanto, acompanhe as atualizações. Espero que tenham gostado do primeiro post e que gostem dos próximos.
Lorrany, Fernanda e Glenda (que me acompanharam durante todo o preparativo) enfim escrevi... hehehehe

13 comentários:

  1. que lindo o texto, amigo!
    me impressionou muito, não sabia desse lado escritor seeu!=D

    (L)

    ResponderExcluir
  2. Texto mto bem escrito.
    Tá reflexivo hein?
    kkkk

    mutio bom!

    ResponderExcluir
  3. Adoreiiii...Muito bom mesmo amigo, vc escreve com personalidade e criatividade...valeu a pena o tempo que eu esperei pra ler...rs

    beijO..

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Danillo!Você escreve muito bem!Realmente as nossas decisões do presente, determinarão o nosso futuro...
    Boa sorte com o blog.... passarei sempre aqui para ler os seus textos!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Grande Danillo, o texto me lembrou uma conversa que tivemos esses dias, em que eu disse pra você não desistir de ir para FGV, ele simplesmente disse tudo que eu queria te dizer naquela hora! Acho que sempre foi o seu sonho, e mesmo que no final não seja o que você queria, não existiram arrependimentos! Parabéns pelo texto! Beijo

    ResponderExcluir
  6. de repente eu vou cobrar pq meu nome
    tá escrito ali em cima!
    haha brincadeirinha beim.

    Que gracinha ele escreveu msm,
    de certo vai virar poeta agora?!
    ta bom,ficou bom,bom bom não,mas tá bom,bom!
    odeio confessar(pq vc fica se achando),mas
    o senhorito até que é bonzim nessas coisas.
    Bjo,me liga kkk Alocka!

    ResponderExcluir
  7. Oi Danillo,

    É um pensamento muito profundo.

    Você tem que assistir o filme "butterfly effect".

    Deijo uma citação da filme para vc:

    "It has been said something as small as the flutter of a butterfly's wing can ultimately cause a typhoon halfway around the world. - Chaos Theory"

    ResponderExcluir
  8. Daí tche! Bah tu escreve tri bem! Esse filme Click é muito legal mesmo. Pra mim a mensagem tem até algo meio budista, que é o lance de viver conscientemente o momento presente...

    Bueno, parabéns pelo blog! Ficou massa!! Abração!

    ResponderExcluir
  9. nossa adorei
    ficou otimo

    ResponderExcluir
  10. A perspectiva de olhar as decisões como fundamento para o futuro, realmente pode ser uma pré-definição do que poderemos ser. Muitas vezes nossas decisões estão meramente ligadas às simples atitudes que tomamos no decorrer da vida. As atitudes engolem nossa suposta inserção dentro do moinho que é o mundo. Saímos, portanto, triturados, como algo podre, ou não. A definição, entretando, ao se olhar por outro lado, vai bem mais além - na maneira em que certos contextos acontecem, como cultura, família, influências religiosas, corroboram-se obrigações que nos direcionam a um caminho pré-definido. E nos sentimos confortáveis de acordo com nossa educação desde a infância, assim como vc mesmo mencionou.
    Seria mesmo que todos os seres humanos estão aptos a escolher o seu próprio caminho? Às vezes eu acho que o mundo já definem uma massíva quantidade de pessoas à mediocridade, ou pior que isso. E isso não é por que a gente deixa, mas sim porque todos nascemos completamente ignorantes, robôs de uma herança que não pedimos.

    ResponderExcluir
  11. Deu show!
    E bem vindo ao mundo blogundiano!
    o/

    ResponderExcluir
  12. Blog de auto-ajuda, Danillo??? rssss Brincadeira! Tô e (per)seguindo, blz? Abraços!

    ResponderExcluir